Década do Patrimônio Museológico 2012-2022



A museologia social 40 anos após a Mesa Redonda de Santiago do Chile 

 Em maio de 1972 foi assinada a Declaração da Mesa Redonda de Santiago de Chile, documento que ressaltou a importância dos museus no mundo contemporâneo e sua contribuição para a educação e o desenvolvimento social.

 A Declaração se tornou o grande marco da museología social, corrente que entende o museu como uma instituição dinâmica e comprometida com a sua comunidade, e na referência para as políticas públicas de museus e da museologia na Ibero-América, que seguindo os preceitos da Mesa Redonda, tem avançado em termos de institucionalização e de cooperação.

 Década do Patrimônio Museológico 2012-2022 

 Como celebração dos quarenta anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2012, os representantes dos museus da Ibero-América propuseram a criação de uma década comemorativa do patrimônio museológico, iniciativa que foi aprovada pelos Ministros de Cultura Ibero-americanos na Conferência de Assunção (Paraguai), em agosto de 2011. A Década propõe um selo que os museus e instituições relacionadas poderão usar nas suas atividades como mostra de adesão à corrente de pensamento da museologia social, com o objetivo de promovê-la e fortalecer a área de museus. Finalmente, após dez anos de celebrações, a Década culminará em 2022 com o quinquagésimo aniversário da Mesa Redonda de Santiago do Chile.

 AGENDA DE EVENTOS DIGITAL 

 Para oferecer uma informação global sobre a Década, Ibermuseus tem dedicado um micrositio no seu portal com as novidades, documentos de referencia e com a agenda dos eventos que, sob esta iniciativa, acontecerão nos museus. O micrositio pode ser acessado neste link.

 VI Encontro Ibero-americano de Museus 

 Com Uruguai como anfitrião, os representantes de museus da Ibero-América se reunieram por sexta ocasião no final de outubro. Os conteúdos desta edição se inspiraram nos enfoques teóricos da Mesa Redonda e da museologia social. Desde esse paradigma conceitual, os especialistas convidados analisaram o estado atual da corrente museológica na região ibero-americana.

 Programa Ibermuseus 

 Baseado nos princípios sociais da Mesa Redonda de Santiago do Chile, e no marco da cooperação cultural da Secretaria Geral Ibero-americana, Ibermuseus surgiu como iniciativa intergovernamental para o fomento e articulação de políticas públicas de museus na Ibero-América.

Download do artigo em formato PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário